Saúde | 21-12-2022 06:48:01
Centros de Hemodiálise com atendimento melhorado
Talatona – O secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, reafirmou, esta terça-feira, em Luanda que o país conta actualmente com centros de hemodiálise que oferecem dignidade, qualidade e atendimento profissional aos doentes.
O responsável, que falava à margem da cerimónia do natal solidário organizado pelo Ministério da Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), em parceria com instituições públicas e privadas de solidariedade, informou que já se regista, desde a criação dos centros, menos pacientes com complicações relacionados a diálise vasculares e as fistulas.
Leonardo Inocêncio referiu que os pacientes já gozam de uma assistência que tende a melhorar, destacando ainda a situação dos transportes.
"De momento, não há condições para pegar e deixar todos em casa, por serem em média mais de mil e 800 pacientes", disse.
Por sua vez, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, regozijou-se com o Natal Solidário e garantiu que as preocupações dos doentes serão levadas para outros sectores.
Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Hebrumuel, Hedson Jerónimo, considerou de profícuo o evento, por reunir cerca de 130 pacientes e puder conviver e passar momentos inesquecíveis.
Já o presidente da Associação de Insuficiência Renal (AAIR), Agostinho Adriano da Silva, pediu a melhoria da dieta alimentar, a qualidade de medicamentos e os transportes para os doentes.
Salientou a necessidade da introduzir, na dieta alimentar, legumes, enquantos os doentes devem seguir as recomendações dos especialistas em nefrologista e nutrição.
O país conta, actualmente, com perto de dois mil doentes com insuficiência renal assistidos em 13 unidades de tratamento da insuficiência renal, fruto do investimento do Executivo no sector da saúde, no quadro da estratégia de melhoria das condições de atendimento dos pacientes.
Natal solidário
Durante as comemorações do Natal Solidário, promovido pelo MASFAMU em parceria com instituições públicas e privadas de solidariedade, os pacientes receberam cestas básicas e motorizadas de três rodas para colmatar as necessidades financeiras.
Por outro lado, mais de 300 crianças do distrito Urbano da Cidade Universitária, município de Talatona, em Luanda, participaram numa festa de Natal Solidário promovida pela Associação das Mulheres Chinesas em Angola.
A confraternização ficou marcada com a apresentação de danças tradicionais angolanas, música infantil e um desfile de miss em representação dos 17 bairros do distrito.
Durante a festa, as crianças foram brindadas com presentes.
No evento, a administradora municipal adjunta para a área política e social de Talatona, Claudineth Cerqueira, parabenizou a organização, por proporcionar aos petizes momentos de recreação e alegria.
“No âmbito das festividades de Natal, podemos não ter em nossas mãos as soluções para todos os problemas da nossa sociedade, mas diante de todos os problemas da sociedade devemos colocar as nossas mãos para semear e produzir milhões de sorrisos e amizade”, referiu Claudineth Cerqueira.
Fonte: Angop